Moxabustão é uma técnica que utiliza um bastão de artemísia aceso, objetivando aquecer os pontos dos meridianos energéticos no corpo do paciente. Utiliza para tratar diversos distúrbios crônicos e agudos.

A artemísia é a matéria prima para o preparo dos cones utilizados em Moxabustão.

A palavra moxabustão em japonês e chinês significa “longo tempo de aplicação de fogo”. Obtemos efeitos notáveis com aplicação terapêutica da moxa, mesmo em casos crônicos de difícil resolução, verificamos uma melhora ou cura extraordinária em muitos destes casos.

Na idade antiga, no Japão, já se utilizava a artemísia, não somente para se fazer moxa, mas também como erva adstringente, anti-febril e anti-hemorrágica. Também conhecida como desinfetante e vermífugo. A artemísia encontra-se no Brasil e possui como seu principio ativo a santonina. O chá de artemísia também é considerado benéfico para tratar males dos intestinos.

A aplicação da moxa pode ser realizada em pontos isolados ou através da combinação de pontos.

Há vários casos interessantes sobre o efeito extraordinário da aplicação da moxa. Por exemplo, no Japão é conhecida a história do Sr. Morimura que nasceu extremamente fraco, com as mãos e os pés congelados e roxos. A parteira chegou a acreditar que o recém-nascido não viveria, porque os batimentos estavam muito fracos e ele encontrava-se muito debilitado. Os pais encontravam-se em desespero diante daquela situação. Logo iniciou-se a aplicação de moxa, todos os dias, durante uma semana, no ponto kan Guen (abdome). Nos três primeiros dias havia passado a fase de perigo e assim, ele conseguiu sobreviver. Viveu quase noventa anos, realizando muitas coisas durante a sua vida.

Texto baseado na obra “Moxabustão- Filosofia da Medicina Oriental” de Tomio kikuchi

Anúncios

0 Responses to “Moxabustão”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Artigos Anteriores

Categorias

Copyright

© 2008 Luciana Brites - Todos os artigos deste blog são de autoria de Luciana Brites, com os direitos protegidos conforme a Lei 9.610/98.
Os textos dos comentários são de autoria e responsabilidade dos autores individuais. A autora deste blog não assume qualquer responsabilidade sobre os mesmos nem assume concordância com as idéias apresentadas.

%d blogueiros gostam disto: